domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sobre educação


A Educação assim como o educador, vem se transformando ao longo do tempo, oportunizando e auxiliando o educando a desenvolver estratégias de aprendizagem, acompanhando o processo evolutivo do mundo, que está em contínua mudança numa velocidade sem precedentes na história humana.
Observa-se que a Educação preocupou-se durante muito tempo em preparar o aluno para a conformidade e sobrevivência, fazendo-se necessário uma urgente transformação com o objetivo de favorecer ao educando o alcance de suas necessidades, enriquecimento das experiências e conseqüente aprendizagem, para que o mesmo esteja preparado para desenvolver-se criticamente.
A Educação constitui-se como uma via que conduz ao desenvolvimento humano mais harmonioso e autêntico, pois segundo Jacques Delors: “... a educação surge como um trunfo indispensável da humanidade na construção dos ideais de paz, liberdade e justiça social” (O professor como Educador, p 40, 2001).
Ao referir-se à Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, o relatório da UNESCO delineava os objetivos para a educação do novo milênio, enfatizando quatro aprendizagens fundamentais, nas quais a educação deve organizar-se, a saber: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser. Aliado a tudo isso, pode-se perceber que, com o avanço tecnológico dos dias atuais, não é mais aceitável que o professor se restrinja a repassar conteúdos que, muitas vezes para a maioria dos alunos, já estão ultrapassados em virtude da velocidade e variedade de meios com que as notícias são veiculadas.
Nesse contexto, mudanças na formação do papel docente são necessárias para que possibilitem ao professor ser capaz de traçar suas ações, abrir novas janelas para que seus alunos compreendam o mundo, atribuindo novos sentidos e criando novos saberes que contribuam para o avanço da humanidade. De maneira que, o professor-mediador deve estar aberto para mudanças na sua formação, receptivo ao novo, utilizando uma visão crítica da realidade, para auxiliar na formação de pessoas capazes de contribuir e atuar no mundo, em vez de apenas ouvir sem experimentar. O papel do educador atual passa a ser o de facilitador de todo o processo educativo, mas para tanto é necessário que a escola também se transforme, caso contrário, corre o risco de se perder, e o ser humano de perder a sua identidade.
O que não se pode esquecer é que o maior objetivo sempre é o aluno, este ser que chega até o professor tão cedo e tão sedento, cabendo ao educador, a oportunidade de indicar o caminho que o transformará em seres mais capazes de criar novos saberes a serviço de um mundo melhor.

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